Liliane Pereira

Setembro Amarelo

Estou certa de que existem diferentes formas esse tema do cuidado e prevenção com a própria vida já deve ter chegado até você. Os diversos meios de comunicação e cuidado em saúde abordam esse tema no mês de setembro com maestria e coerência.



Estatísticas
Há uma prerrogativa de que conforme a Organização Mundial da Saúde anualmente morrem mais de 700 mil pessoas devido ao suicídio e isso pode estar associado a alguns fatores psicológicos, sociais, biológicos e culturais.


Antes de
Antes de falar de quem fez a experiência ou realizou a tentativa para aliviar seu sofrimento é importante perguntarmo-nos, há uma dor maior do que a dor do viver para essas pessoas? Existe algo que parece ter ficado tão grande que não é possível suportar?


Cuidados
A vida é preciosa em si mesmo e vale a pena ser vivida com ardor. Mas, em algum momento os desafios, as dores, os sofrimentos podem turvar essa preciosidade e esse brilho. Todos nós podemos fazer essa experiência na vida, então não nos cabe julgar, mas cuidar.

Portanto
O olhar compassivo, acolhedor e misericordioso para consigo mesmo é uma forma de cuidar de si. Somos feitos de humanidade, de barro, de vulnerabilidades. Portanto, é preciso se dar o perdão e o amor diários, e externalizar estes acolhimentos aos outros. Buscar livrar-se do individualismo e vestir-se de comunhão.


Pois 
Não estamos sozinhos e não caminhamos isolados, mas vivemos em sociedades e somos feitos para a comunicação. Neste ano a campanha do setembro amarelo traz o tema “se precisar, peça ajuda”. E para ajudar é preciso escuta amorosa, ativar o ouvido e o coração para acolher quem esta ao redor, quem deseja falar.

Acolhida
Vou fazer três desafios aos leitores. Depois que vocês lerem essa coluna pare e se escute, ouça um pouquinho seu coração e deixa-o falar. Em seguida cumprimente afetuosamente quem esta perto de você familiar, amigo, colega de trabalho e por fim comunique-se com alguém que faz tempo que você não se comunica.

 
Todas essas atitudes são atitudes de cuidado com você e com a humanidade, abrace e se deixe abraçar no amor.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Olhares Anterior

Olhares

Parto Próximo

Parto